Golpes: Saiba como se prevenir

Aprender é a melhor forma de previnir de golpes

Conheça as principais ações físicas e virtuais de golpes que estão acontecendo no País:

  • Golpe da Central falsa

    Alguém liga, diz ser da central Bmg, pede dados confidenciais e senha de acesso a conta para fazer transações.

  • Golpe do whatsapp

    Bandidos clonam seu WhatsApp e enviam mensagens a seus contatos se passando por você e pedindo dinheiro.

  • Golpe da Troca de cartões

    Comum no comércio informal. Ao pagar eles decoram a sua senha e trocam seu cartão por outro.

  • Folpe do Falso motoboy

    Ligam dizendo que seu cartão foi fraudado e mandam um motoboy buscar seu cartão e senha.

  • Golpe das Falsas lojas online

    Criam promoções falsas para levar o comprador pra páginas que roubam seus dados e senhas.

  • Golpe da Vídeochamada

    Se passam por um funcionário e pedem para você fazer uma videochamada do caixa eletrõnico.

  • Golpe do Falso funcionário

    Por Whatsapp se passam por um funcionário, informam algum erro na conta e pedem seus dados.

  • Golpe do Cartão extraviado

    Interceptam cartões em trânsito e ligam para o cliente pedindo dados para desbloqueio do seu cartão.

  • Golpe do Boletos falsos

    Geram boletos com códigos falsos. O número do código de barra deve ser sempre avaliado para não cair no golpe.

Saiba as diferenças entre portabilidade e novos empréstimos

Transferência de um contrato de crédito de uma instituição financeira para outra instituição financeira, mediante a solicitação do cliente. A nova operação de crédito não pode ter o valores e prazo superiores ao do contrato original, mas poderá ser mais vantajosa ao cliente com melhores condições de juros e até mesmo a redução no valor ou na quantidade de parcelas.

Toda a negociação é realizada entre os Bancos envolvidos através da Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, e portanto, não há necessidade de emissão de boleto para liquidação da dívida anterior e também não há disponibilização de crédito para o cliente.

Após a conclusão da Portabilidade, caso tenha interesse, o cliente poderá refinanciar o seu contrato com a nova instituição financeira e ao fazer o refinanciamento com a nova instituição o cliente pode receber o “troco” em sua conta.

Um novo empréstimo envolve a disponibilização de crédito na conta do cliente e não há pagamento de dívida junto a outra instituição financeira. Portanto, não podemos confundir a Portabilidade com a contratação de um novo empréstimo. Se a oferta envolver disponibilização de crédito, não se trata de portabilidade e sim de uma nova contratação.

Para as situações em que o cliente desistir da adesão do novo empréstimo após já ter recebido a quantia em sua conta, ele poderá cancelar o contrato após devolver o valor ao Banco Bmg que foi a Instituição que realizou o depósito. É importante que esta devolução não seja realizada a terceiros como pessoas físicas ou Correspondentes Bancários, ou seja, a devolução deverá ser feita única e exclusivamente ao Banco Bmg que é a Instituição Financeira responsável pela operação.

*O prazo regulamentar para devolução é de até 7 dias após o recebimento do valor.

Mais segurança ao pagar suas contas

DESCRIÇÃO DA  IMAGEM

Mais segurança ao pagar suas contas

O pagamento por meio de boleto continua sendo o favorito pelos brasileiros, por este motivo, todos devem ficar atentos para não cair no golpe do boleto falso. Siga sempre as dicas abaixo e evite transtornos e prejuízos financeiros. Nunca confirme o pagamento sem antes conferir todos os dados do boleto.

  1. Os três primeiros números do código de barra indicam o código do banco. O logotipo do banco tem que estar compatível com o nome do banco. Caso tenha dúvidas, consulte o site da Febraban

  2. No campo de beneficiário deve aparecer Banco Bmg S/A e nosso CNPJ é 61.186.680/0001-74

  1. Verifique se o valor do boleto está correto e de acordo com o esperado para o pagamento.

  2. Ao ler ou digitar o código de barra, os dados do beneficiário devem aparecer, se isso não ocorrer, desconfie. Sempre que ocorrer alguma dúvida, procure os canais oficiais da empresa credora.

Outras dicas para evitar cair em golpes:

  • Nunca haverá a referência de mais de um banco no boleto. Então, fique atento, as informações do banco emissor em todo o documento.

  • Identifique erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.

  • Compare os boletos recebidos anteriormente, pois raramente o seu conteúdo se altera de um mês para o outro.

  • Opte por utilizar DDA (Débito Direto Autorizado), entre na instituição financeira que possui uma conta e realize o registro como “pagador eletrônico”.

Para baixar seus boletos

Para gerar uma 2º via de boleto, acesse a página oficial do Banco Bmg ou utilize os canais de atendimento oficiais. Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado. O site oficial do banco Bmg é www.bancobmg.com.br. Evite acessar utilizando outros sites de busca. Digite o endereço direto no navegador e observe a figura do cadeado na barra de endereço.

Ilustração de mulher mexendo no celular

O seu celular foi roubado?

Acalme-se e siga as ações recomendadas abaixo.

Cartilhas de segurança Bmg

Confira algumas cartilhas que separamos para você sobre golpes de mercado e proteja-se:

  • Crimes cibernéticos

    Preparada pra você se proteger dos golpes do mercado

    Baixar a cartilha
  • Engenharia social

    Cartilha da Febraban sobre Engenharia Social.

    Baixar a cartilha
  • Polícia de São Paulo

    Feita pela Polícia de Presidente Prudente-SP, pra evitar outros golpes.

    Baixar a cartilha

Veja como evitar esses golpes

  • Altere com regularidade a senha de acesso do Internet Banking

  • Altere com regularidade a senha do e-mail que você usa no Internet Banking

  • Evite que terceiros tenham acesso a dados de empresa, carimbos e papeis timbrados

  • Não aceite ajuda ou passe sua senha pra estranhos, nem para funcionários do banco

  • Use senhas e usuários diferentes pra cada site ou apps (aplicativos) de compra que você acessa

  • Desconfie de e-mails inesperados que não fazem parte da sua rotina

  • Mantenha o ponteiro do mouse no link pra ver se o endereço é seguro no canto inferior da janela

  • Não utilize anotações em post-it para guardar informações restritas ou confidenciais

  • Rasgue e jogue fora qualquer papel com anotações pessoais ou profissionais

  • Equipamentos pessoais ou de trabalho devem ser bloqueados por senha sempre

  • Confira as fontes de uma notícia que você acessa ou compartilha. Golpes começam nas fake news

  • Confira o código de barra e os outros dados do boleto antes de realizar o pagamento.

  • Baixe o boleto apenas nos canais oficiais do Bmg, como site, e-mail, app ou WhatsApps.

  • Desconfie de rasuras, erros de português e informações estranhas no boleto.

  • Procure sempre os canais oficiais do banco para tirar dúvidas sobre o boleto ou outros serviços

Ainda com dúvidas?

Mande a palavra dúvida que a gente conversa no whats.

Tire suas dúvidas

Existem diversos tipos de golpes e fraudes que podem afetar pessoas em diferentes contextos, seja presencialmente, por telefone ou online. Veja os tipos mais comuns de golpes: Phishing; Pharming; Golpe de Reembolso; Golpe de Páginas Clonadas; Golpe do Comprovante Falso (Pix); Golpe do Pix Errado; Golpe do Pix Agendado; Golpe do Falso Representante; Golpe do INSS; Golpe Bancário; Golpe de Clonagem de WhatsApp.

O "Golpe do WhatsApp" é uma estratégia de fraude em que os golpistas se passam por amigos, conhecidos ou até mesmo por empresas e instituições legítimas usando o aplicativo de mensagens WhatsApp. Eles usam essa abordagem para enganar as vítimas e obter informações pessoais, financeiras ou realizar ações prejudiciais.


O golpe do WhatsApp pode ocorrer de várias maneiras, mas geralmente envolve a criação de uma mensagem convincente para induzir a vítima a agir de maneira que beneficie o golpista.

Para evitar cair em golpes do WhatsApp, é importante: Verificar cuidadosamente os remetentes das mensagens; Não compartilhar códigos de verificação, senhas ou informações pessoais por meio do aplicativo; Verificar informações com amigos e familiares fora do aplicativo antes de tomar qualquer ação; Não clicar em links suspeitos; e Ativar a autenticação de dois fatores no WhatsApp para proteger a conta.

O "Golpe do Empréstimo" é uma estratégia de fraude na qual os golpistas enganam as vítimas, geralmente pessoas que estão em busca de empréstimos legítimos, para obter dinheiro delas ou obter informações pessoais e financeiras sensíveis. Esses golpes exploram a necessidade financeira das pessoas e sua busca por soluções rápidas, oferecendo empréstimos falsos ou vantajosos, mas que nunca se concretizam.

Os tipos mais comuns de golpe do empréstimo: Taxa antecipada; Empréstimo Garantido Sem Verificação de Crédito; e Falsas Instituições Financeiras.

O "Golpe da Maquininha" é uma estratégia de fraude em que golpistas tentam enganar comerciantes ou prestadores de serviços que utilizam máquinas de cartão de crédito/débito para processar pagamentos. Esses golpes geralmente envolvem manipulação de transações, falsificação de pagamentos ou tentativas de obter informações sensíveis do comerciante.

O "Golpe do Empréstimo Consignado" é uma estratégia de fraude que envolve a oferta falsa de empréstimos consignados, que são empréstimos onde as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do cliente. Esse tipo de golpe explora a confiança das pessoas em instituições financeiras legítimas e suas necessidades financeiras.


Veja os golpes mais comuns do empréstimo consignado: Oferta de Taxas de Juros Irrealisticamente Baixas para pegar dados; Solicitação de Taxa Antecipada; e Falsificação de documentos

O "Golpe do SMS" é uma estratégia de fraude em que golpistas utilizam mensagens de texto (SMS) para enganar as vítimas e obter informações pessoais, financeiras ou realizar atividades fraudulentas. Essas mensagens muitas vezes se passam por comunicações legítimas de empresas, instituições financeiras ou organizações confiáveis para induzir as vítimas a tomar ações prejudiciais.

Veja os golpes mais comuns de SMS: Phishing; Ofertas Falsas; Falsas Atualizações de Conta; Golpe do Código de Verificação; e Alertas Falsos.

Os golpes do PIX exploram a confiança das pessoas no sistema e tentam enganar as vítimas para que elas realizem transferências de dinheiro para contas controladas pelos golpistas. Esses golpes podem assumir várias formas, e os golpistas frequentemente se aproveitam de situações em que as vítimas estão distraídas ou em um estado emocional vulnerável. 

Veja os golpes mais comuns do golpe do PIX: Golpe da Falsa Ajuda; Compra Falsa ou Serviço Não Entregue; Falsa Cobrança; Falsos Sorteios ou Prêmios.

Denunciar golpes é uma medida importante para ajudar a combater fraudes e proteger outras pessoas contra atividades criminosas. Para denunciar golpes, você pode entrar em contato com várias instituições, como: Polícia, Procon, Instituições financeiras, Sites, Departamento de defesa do consumidor e Agências antifraude.

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